Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 4 semanas ATRÁS.

Simplificação do eSocial será debatida em audiência na Câmara Federal

“As mudanças e simplificações previstas no sistema eSocial” é o tema da audiência pública que será realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (Cdeics) da Câmara Federal, a partir das 9h30, no próximo dia 26 de setembro, no plenário cinco da Casa. Esta é a segunda audiência sobre o eSocial (Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) a ser realizada neste ano, ambas a pedido do deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP). O sistema é motivo de críticas de empresários e executivos ao governo federal, que anunciou reformas no sistema tributário e a simplificação do eSocial ainda no primeiro semestre desse ano.

Para o presidente da Cdeics, Bosco Saraiva, a discussão agora será voltada para o impacto das mudanças realizadas pelo governo federal no sistema. “A simplificação do eSocial é uma demanda cara para a nossa sociedade, uma vez que favorece o aquecimento da economia. Queremos entender e contribuir para que essas melhorias ocorram na velocidade que precisamos, mas também criar espaço para que a sociedade possa contribuir nessa reforma”, explica Bosco Saraiva.

Para esta segunda audiência, além de Fonteyne, também solicitaram a realização do evento os deputados federais Otaci Nascimento (Solidariedade/RR) e Thiago Dimas (Solidariedade/TO).

Convidados

Para o evento, estão confirmadas as participações do coordenador-geral do eSocial e secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (ME), João Paulo Machado; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior; e da diretora Latam de Gestão e Produtos na ADP Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Valquíria Cruz.
Também foram convidados o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (ME), Paulo Antônio Spencer Uebel; e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC/SP), Márcio Ruiz Alcazar.

Fonte: Câmara dos deputados




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail