Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 14 anos ATRÁS.

Perícia X Auditoria

A Perícia e a Auditoria são consideradas as especializações mais importantes da Ciência Contábil, pois exige uma diversificada gama de conhecimentos por parte dos profissionais.

A Perícia e a Auditoria, embora possuam algumas semelhanças nos procedimentos, diferenciam-se bastante devido aos seus objetivos e finalidades e variam, também, quanto à natureza das causas e efeitos, de espaço e de tempo.

O objetivo básico da perícia contábil é esclarecer fatos e circunstâncias a respeito de informações contábeis, levados ao perito amigavelmente (perícia extrajudicial ou arbitral) ou por via judicial (perícia judicial).

Finalidades

A Perícia busca a verdade dos fatos a serem comprovados, expressando seus resultados através de Laudos e Pareceres Periciais.

A Auditoria busca certificar os Registros Contábeis quanto à sua veracidade, expondo os resultados mediante Relatórios de Auditoria ou Certificado.

A característica básica da auditoria e da perícia contábil é a revisão de trabalhos já executados pelos colegas nas outras ramificações.

• A perícia serve a uma época, a um questionamento, a uma necessidade

• A auditoria tende a ser constante, atingindo um número muito maior de interessado, sem necessidade de rigores metodológicos tão severos

Basta dizer que a auditoria consagra a amostragem e a perícia a repele, como critério habitual.

– A auditoria tem como objetivos normais a maior abrangência, a gestão como algo em continuidade

– A perícia se prende à Especificidade, tem caráter de Eventualidade, só aceita o Universo Completo para produzir opinião como Prova e não como Conceito

A auditoria permite muito maior delegação, também que a perícia contábil, auditoria é mais “revisão” e perícia mais “produção de prova” por verificação, exame, arbitramentos etc.

Existem muitos pontos em comum, podendo tais tecnologias se beneficiar uma do procedimento da outra, mesmo porque tudo está amparado pela ciência contábil, mas só por suplementação ou em casos muito especiais é que a perícia se vale dos critérios de auditoria.

Base Legal:

– Perícia Contábil – Martinho Maurício Gomes de Ornelas – Ed.Atlas

– Perícia Contábil – Antônio Lopes de Sá – Ed.Atlas

– Auditoria: Conceitos e Aplicações – William Attie – Ed.Atlas

– Auditoria: Um Curso Moderno e Completo – Marcelo Cavalcanti – Ed.Atlas.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail