Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 6 meses ATRÁS.

Pandemia de coronavírus: CFC orienta profissionais sobre cuidados na saúde e sobre impactos nas demonstrações contábeis

A pandemia de coronavírus está causando prejuízos incalculáveis à saúde da população mundial e à economia global. Preocupado com essas graves consequências, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) emitiu recomendações, aos profissionais da área, no Brasil, sobre os impactos da pandemia nas demonstrações contáveis e outros temas relacionados à contabilidade. Além disso, o CFC tomou medidas no sentido de preservar a saúde dos seus conselheiros e funcionários, assim como faz questão de alertar os profissionais sobre cuidados com a prevenção da doença em seu dia-a-dia de trabalho.

O CFC emitiu um alerta, no dia 9 deste mês, dirigido aos profissionais, com uma série de recomendações quanto aos cuidados nas divulgações dos impactos, mensuráveis ou não, riscos e incertezas associados com a publicação de informações contábeis e financeiras levantadas em 31 de dezembro de 2019 ou em datas posteriores. Acesse AQUI o comunicado.

Considerando a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), emitida no dia 11 de março, que classifica como pandemia o crescimento da transmissão do coronavírus, o CFC divulgou, nesta quinta-feira (12), a Deliberação nº 41/2020, suspendendo todas as reuniões regimentais presenciais, de grupos de trabalho e estudo, comissões e comitês que se realizariam entre os dias 16 e 31 de março.

O ato também institui procedimentos para evitar o contágio e a propagação do coronavírus no ambiente interno do CFC e cancela as viagens de trabalho de conselheiros, colaboradores e funcionários do Conselho Federal de Contabilidade. O CFC também orienta os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) a adotarem as mesmas medidas.

Quanto à saúde dos profissionais, no dia-a-dia de trabalho, algumas recomendações podem auxiliar na prevenção do contágio:

  • o reforço dos cuidados com a higienização das mãos e dos locais de trabalho é fundamental: use álcool gel para limpar maçanetas de portas, botões, corrimão e outros locais;
  • substitua as reuniões físicas pelas virtuais, como videoconferências;
  • é recomendado o cancelamento de viagens que não sejam essenciais;
  • se possível, fazer home office (trabalho em casa);
  • se houver necessidade de reuniões presenciais, a distância entre as pessoas deve ser de cerca de dois metros;
  • é recomendado também que se evitem os transportes públicos em horário de pico, por isso sugere-se a flexibilização de horário dos funcionários.

Além disso, o Ministério da Saúde divulgou orientações para todos sobre como se proteger do contágio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CFC




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail