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Classe Contábil
PUBLICADO 10 anos ATRÁS.

Marketing Contábil: Boca-a-Boca para Contadores – II

No primeiro artigo procurei sensibilizar os contabilistas para a importância de ser ‘indicável’, gerando um boca-a-boca positivo. Afirmei sobre fazer um trabalho proativo na captação e manutenção de clientes e na geração de comentários sobre seu trabalho.

Agora vamos falar um pouco sobre o que é o Marketing e o que podemos começar a usá-lo a nosso favor.

Muitos colegas têm uma visão errônea do marketing. Acham que marketing é só propaganda. E por conta disso, acham também que fazer uma ‘estratégia de marketing’ pode ser muito caro. Nada disso. Marketing é propaganda também, mas não é só isso.

O marketing é uma ferramenta que utilizamos na gestão empresarial para fazer produtos ou serviços melhores, com preços condizentes, em locais determinados, com a divulgação adequada e que atenda às necessidades de nossos clientes ou futuros clientes, de preferência superando suas necessidades e encantando-os com nossos produtos ou serviços. De forma pessoal – o marketing pessoal – pode nos render indicações para empregos, contratos e outros benefícios.

Daí percebemos que marketing é uma ferramenta focada em atender ao CLIENTE. E para isso o marketing se preocupa com o SERVIÇO, o PREÇO, a REGIÃO e também, claro, a DIVULGAÇÃO.  Tudo baseado na vontade e percepção do cliente.

Por isso no nosso primeiro artigo pedimos para que fossem feitas três perguntas ao seu público-alvo:

1. O que você considera bom no serviço contábil prestado hoje para a sua empresa?

2. O que pode melhorar nesse serviço ou no atendimento?

3. Estaria disposto a pagar um pouco mais por um serviço melhor?

E para que o cliente tenha um excelente atendimento, a casa deve estar arrumada. Não a dele, a sua. Casa arrumada entende-se por ter fachada pintada, letreiros e placas limpos e funcionando, paredes limpas, cafezinho e água gelada para os clientes. No atendimento pessoal, sua empresa deve ter um eficiente atendimento telefônico e o imprescindível atendimento online através da internet (msn ou skype), colaboradores uniformizados, motivados e sorridentes, além de bem treinados.

No que tange aos Serviços, o empresário precisa definir que serviços irá prestar ao seu cliente, e procurar fazer da melhor forma possível. Faça uma lista de todos os serviços que sua empresa presta, como contabilização de documentos, apuração de impostos, registro de empregados, folha de pagamento, etc.

E para oferecer melhores serviços é necessário capacitar seus colaboradores – ou você mesmo, se trabalha sozinho – para estar atualizado com a legislação vigente e as modernas técnicas de aplicação e uso de ferramentas, como o uso da internet, por exemplo. Em algum de nossos próximos artigos falaremos sobre a importância do marketing pessoal para o empresário contábil e para o contador, mesmo que seja empregado.

Aproveite e faça uma verificação nos seus computadores e demais ferramentas de trabalho, como os sistemas de informação. Treine, capacite. E já já poderemos divulgar esse trabalho e esse investimento feito, que já ajudará, e muito, no marketing boca-a-boca.

Ate breve e sucesso para você!




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