Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 11 anos ATRÁS.

Importação efetuada no Paraná: benefício Fiscal

A redução do ICMS sobre importação pelo estado do Paraná, faz com que os importadores que adquirirem mercadorias do exterior para comercialização paguem apenas 3% de ICMS por ocasião do despacho aduaneiro, levem a credito 12%. Já as empresas que adquirirem mercadorias com a finalidade de industrializar não pagarão ICMS no desembaraço aduaneiro e terão um crédito presumido de 9%.

ICMS IMPORTAÇÃO

Mercadoria destinada á comercialização Mercadoria destinada a industrialização

Débito Crédito Débito Crédito

3% 12% 0% 9%

Ou seja, com o atual beneficio o importador, que efetuar a importação pelos portos e aeroportos do estado do Paraná, terá um ganho efetivo do ICMS de 9%.

Para isso a empresa tem que estar instalada no território paranaense e, a importação ser efetuada pelo Porto de Paranaguá e Antônina, e /ou aeroportos paranaense.

Se a empresa esta sediada no estado do Paraná e, o despacho aduaneiro é efetuado em outro estado não se aplica o beneficio.

Em se tratando de planejamento, as empresas poderão abrir uma filial no estado do Paraná e, efetuar o despacho por essa filial, com isso usufruir do referido beneficio e, posteriormente transfere a mercadoria para a matriz em outro estado.

Estou à disposição para maiores esclarecimentos.

 

 




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail