×
Siga-nos:

Governo federal reduz tarifas de importação para tentar conter a inflação

Por Equipe Classe Contábil
8 de novembro de 2021
Comentar

Taxas foram reduzidas em 10% até o final de 2022; medida visa conter o impacto global da pandemia

O governo federal reduziu em 10% as tarifas de importação até o final de 2022 como forma de ajudar a conter a inflação superior a dois dígitos no Brasil. O secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, justifica que a medida pretende conter ainda os impactos globais da pandemia. “Estamos vivendo uma situação global em que há uma alta do preço dos alimentos, alta de preço de combustíveis. É muito importante que utilizemos os instrumentos ao nosso alcance para poder começar a ajudar a população a ter preços menores, a ter custos menores, a que haja condições de concorrência dentro da nossa economia. Daí vem essa medida. Estamos trabalhamos ainda com o Mercosul, em estágio muito avançado, para que possamos fazer uma redução consistente e estrutural da tarifa externa comum de todos os produtos da economia brasileira, mas precisamos, no momento, de forma temporária, já fazer um início de redução”, explica Guaranys.

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt, também ressalta que a escalada da inflação não atinge apenas o Brasil. “No nosso caso, a inflação atinge de maneira mais desigual, mais injusta, as classes de renda menos favorecidas. Nós não podemos e não poderíamos continuar assistindo a essa situação e tornamos essa medida, que eu gostaria de enfatizar é uma medida temporária. Ela vale até 31/12/2022. E, ao mesmo tempo, gostaria de esclarecer que essas medidas já havia sido acordada com os nossos parceiros do Mercosul”, aponta Fendt. Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores publicaram a lista no Diário Oficial que engloba 87% dos itens sujeitos a tributação, com a exclusão dos beneficiados pelo Mercosul.


*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Fonte: Jovem Pan News

Sobre o autor

Equipe Classe Contábil

Time de gestão de conteúdo do Blog Classe Contábil - Conteúdos segmentados com foco na área Contábil e seus reflexos nas empresas e áreas afins, composto por profissionais de jornalismo, marketing, criação, desenvolvimento web e consultoria.

Portaria desobriga empregador de cadastrar PPP no eSocial em 2022

Implantação em meio eletrônico será no dia 1º de janeiro de 2023 O Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) publicou a Portaria 334/22 que desobriga empresas, até o fim deste ano, de informar os eventos S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) no eSocial – sistema informatizado da […]

LER MAIS

PGFN anuncia medidas para regularizar dívidas de empresas do Simples Nacional

O Programa de Regularização do Simples Nacional permite a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes do Simples Nacional, que foram afetadas pela pandemia, melhores condições de desconto e parcelamento, como entrada de 1% do valor total do débito, dividido em até oito meses. 

LER MAIS