Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 11 anos ATRÁS.

Falências decretadas no Distrito Federal caem 70%

A quantidade de falências decretadas no primeiro semestre deste ano no Distrito Federal teve um recuo significativo em relação ao mesmo período do ano passado: caiu 70%, de 20 para seis registros, segundo dados da Vara de Falências e Concordatas. É o menor número registrado desde os primeiros seis meses de 1990, quando apenas quatro processos de falência chegaram à fase final na Justiça.
rn
rnA quantidade de novos pedidos de falência no DF, entretanto, registrou alta de 16,7% nos primeiros seis meses de 2008 com relação ao mesmo período de 2007. De janeiro a junho deste ano, a Vara de Concordatas registrou 14 pedidos, contra 12 no ano passado.
rn
rnDe acordo com Diones Cerqueira, assessor econômico da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), nos últimos anos tem sido registrado um movimento de queda tanto nos pedidos de falência quanto nas falências decretadas no Distrito Federal – em especial após a entrada em vigor da lei 11.101, conhecida como Nova Lei de Falências, aprovada em 2005 e que dá às empresas mais possibilidades de recuperação.
rn
rnO assessor econômico diz que a alta registrada nos pedidos de falência no DF este ano – dois pedidos a mais com relação ao primeiro semestre de 2007 – pode ter sido motivada por alguma situação administrativa atípica na Secretaria de Fazenda.



COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail