Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 8 anos ATRÁS.

Desenvolvimento Econômico X Distribuição de Renda

Durante décadas, economistas e pessoas ligadas ao estudo de desenvolvimento do bem- estar humano, vem lutando por soluções para  um problema que atravessa séculos e que na maioria das vezes é ignorado em nome do capitalismo, que ainda tem como base a exploração da pobreza ao invés da produção de riquezas.

Países com enormes fontes de recursos naturais se veem em meio a grandes crises econômicas, a ponto de comprometer a produção e distribuição de alimentos, trazendo como maioria da população, pessoas famintas que não conseguem sequer garantias mínimas exigidas pela ONU. A globalização e a internacionalização dos problemas mundiais, escancararam o que muitos países ricos lutaram para esconder através dos tempos, a deficiência em distribuir riquezas. Muitos países, principalmente do continente africano sofrem não apenas com a falta de técnologia para tornar suas commodites em produtos, más também com  ditaduras e  corrupção inerente a pobreza; por outro lado, países considerados “desenvolvidos” ignoram tal situação e na maioria das vezes acabam por tirar proveito através de exploração dos recursos naturais, os quais deveriam gerar riquezas para fortalecer o PIP destas economias tão sofridas.

Anualmente, os países mais ricos do mundo se reunem para tratar de diversos assuntos como terrorismo, mudanças climáticas, ameaças nucleares, etc, porém poucos lideres mundiais falam em programas para redução da pobreza no mundo, o que  leva a impressão de que a miséria alimenta a riqueza e que a ONU só existe para conflitos de interesses economicos. A crise nos EUA e Europa  podem direcionar o mundo para uma nova era, onde países considerados desenvolvidos e ricos tenham que buscar o fortalecimento de seu mercado em outras nações, que antes eram consideradas desprezíveis a ótica mundial. A inteligência humana, que desenvolveu através dos séculos, técnologia  para produzir alimentos capaz de alimentar duas vezes mais a população do planeta, ainda não tem a mesma eficiência para distribuir.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail