Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 6 anos ATRÁS.

Contabilista: a profissão do presente e do futuro

Uma das profissões que mais cresce no mundo, e também no Brasil, a contabilidade contribui significativamente para o sucesso das empresas. É impensável um empreendimento sem este profissional, legalmente também impossível.

Para o desenvolvimento econômico mundial são necessários muitos profissionais, e estes devem trabalhar de forma sincronizada. É impossível afirmar que determinada profissão é mais ou menos importante do que outra. Neste sentido sugiro uma rápida reflexão sobre a possibilidade de vivermos sem os préstimos de qualquer dos profissionais listados abaixo: trabalhador doméstico, babá, médico, mecânico, advogado, professor, garçom, policial, servidor público, esportista, escritor, ator, cantor, contador, administrador, cientista, pedreiro, operário etc. É possível descartar algum desses?

Diante da imensa gama de profissões devemos nos atentar para a “lei da oferta e procura” a fim de escolher aquela que, dentro das habilidades que possuímos, seja capaz de ampliar o horizonte do nosso sucesso, ou sirva para orientar nossos filhos quanto à carreira a seguir. Resumindo: qual é a profissão que mais me atrai, tem futuro e remunera melhor?

Muitas vezes temos a percepção de que a profissão dos outros é menos estressante, tem melhor rentabilidade e exige menos esforço, o que não passa de ilusão. Todo oficio requer muito e dependendo da forma como encaramos o trabalho é possível atingir altos níveis de desgaste e entrar em depressão. Devemos estar preparados para as cobranças e sempre receber críticas e cobranças como estímulo para fazermos melhor.

O jovem tem a difícil tarefa de escolher a profissão que deseja seguir, decisão que tem início na definição do curso e pode ser facilitada com o auxílio dos já experientes, especialmente dos pais.

Analisar o mercado, as tendências das profissões no futuro e investir firmemente em você. Este diagnóstico me permitiu observar que há ao menos uma profissão com vasto campo de atuação, inclusive com grandes possibilidades para atuar como empresário em qualquer ramo de atividade. Refiro-me ao curso de Ciências Contábeis. 

Um jovem que investe firmemente na profissão de contador desenvolverá as seguintes características:

*organização;

*foco no trabalho;

*facilidade para se concentrar;

*bom hábito de leitura;

*facilidade para interpretar números;

*confiabilidade;

*tendência para desenvolver trabalhos em equipe;

*preocupação com a qualidade do trabalho;

 *dons para identificar o resultado de um empreendimento.

O bacharel em Ciências Contábeis está habilitado para exercer plenamente a profissão de contador e tantas outras, tais como de auditor fiscal da Fazenda Pública, auditor independente, consultoria empresarial, empresário contábil, professor, perito contábil, 

investigador de fraudes e escritor.

Não tenho dúvidas de que a grande profissão do presente e do futuro é a de contador. Certamente há contadores que desvalorizam a classe e isto acontece em qualquer profissão, mas a grande maioria é de profissionais sérios e bem focados para dar o melhor de si para desenvolver serviços de qualidade. 

Acredito que o ofício de contador evoluiu muito nos últimos anos e tem ainda mais a crescer e conquistar maior espaço no cenário econômico.

Vale a pena ser contador e lutar em prol da classe!

Autor: Gilmar Duarte da Silva




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail