Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 8 anos ATRÁS.

A importância do planejamento nas pequenas empresas

O discurso é batido, mas nunca é demais falar sobre planejamento. Muitos empresários ainda acreditam que planejamento é coisa de grande empresa, mas estão redondamente enganados. Mesmo informalmente, o planejamento é fundamental para a conquista de metas e objetivos.

Alguns empresários estipulam objetivos sem fazer o devido planejamento e acabam se frustrando quando não conseguem alcançá-los.

Vivemos numa sociedade em que as pessoas se veem obrigadas a serem vencedoras e, quando não conseguem, começam a criar fatos imaginários para justificar o atual momento de fracasso. Acabam criando metas fictícias e que nunca serão alcançadas, pois normalmente é superestimada em todos os aspectos. É o típico sonhador, cheio de planos e ideias, mas nada que seja passível de realização.

Por outro lado, o que seria do mundo sem os sonhadores? Precisamos deles, mas precisamos de sonhadores que façam planejamento, estabeleçam metas mensuráveis e que façam acontecer.

Existe empresário bem-sucedido alegando que não faz planejamento e que apenas deixa as coisas acontecerem, mas quando você analisa detalhadamente o histórico de suas ações, verá que sempre houve um planejamento, só que não da forma convencional. É o tipo de empresário que respira a empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele consegue arquitetar um planejamento simples e eficiente, sem muito esforço ou ajuda de terceiros. O problema desse tipo de empresário é que ele torna-se extremamente centralizador e tem muita dificuldade em delegar responsabilidades, o que, no médio e longo prazo pode limitar o crescimento da empresa.

Então, se você pretende empreender algum negócio, por menor que seja, procure fazer um planejamento adequado. Se você não souber por onde começar, procure ajuda. O Sebrae possui vários cursos, alguns gratuitos, onde o candidato a empresário pode obter informações valiosas sobre a administração de uma empresa.

O contador também pode abastecer-lhe com informações importantes e necessárias para um planejamento satisfatório. É claro que a qualidade da ajuda obtida vai depender da clareza na exposição das suas ideias. Ou seja, você não pode omitir informações, por mais simples que sejam, pois alguns detalhes podem alterar significativamente o rumo das ações a serem tomadas.

Mesmo sabendo que nem todas as coisas sairão da maneira planejada, você terá como fazer alterações pontuais visando o ajuste da rota a ser seguida, pois você sabe exatamente aonde quer chegar.

 “O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.- Peter Drucker.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail