Conteúdos e cursos para contadores, empresários, gestores, advogados e estudantes

×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 12 anos ATRÁS.

A Fundamental Importância do Controller

Profissão extremamente essencial ao intelectual das Ciências Contábeis que deve ser focada ou assumida como filosofia de atuação profissional para essa área da Ciência a qual escolhemos fazer parte. Função que tem se destacado nas áreas de Contabilidade Gerencial e Financeira e se identifica como parte vital do gerenciamento das empresas.

Muitos profissionais e empresas não estão totalmente cientes do potencial dessa área. Buscar somente a especialização de uma área dentro da empresa não se identifica com a Controladoria, o conhecimento da organização como um todo sim. Indivíduos que possuem potenciais bastante elevados podem desempenhar essa tarefa.

O Controller é a fonte interna da empresa , e entender todas as operações da mesma e manter a mente aberta para desenvolver sugestões concretas baseadas em seus conhecimentos e análises é fundamental. Esse profissional é de fato um dos poucos gerentes que tem a visão necessária para avaliar os fatos imparcialmente e objetivamente como consultor da alta administração nas decisões importantes da empresa.

Preparação para resolução de todos problemas sem causar embaraços aos desempenhos normais dos departamentos envolvidos para ocorrer satisfatoriamente, o controller deve aprender a delegar, ter confiança em seus subordinados e tomar decisões rápidas e não aguardar informações para decidir. Em resumo, em toda sua atividade de consultor de toda a gerência o controller deverá estar preparado para as seguintes tarefas:

a) Assistência na solução dos problemas importantes com uso dos recursos existentes na organização

b) Ajudar os demais executivos a desenvolver suas habilidades gerenciais e administrativas e dirigir os gerentes no desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe

c) Ver os executivos e suas equipes como elementos chaves em sua área de atuação, trabalhar como auxiliar dos mesmos como tomador de decisão

d) Assistir a gerência no estabelecimento de uma boa organização e guiá-la no planejamento de como administrar

Óbvio é o controller estar permanentemente vigilante exercendo o papel do controle contábil e financeiro de todas as áreas de operação do negócio, mas ao exercer sua tarefa não poderá ir de encontro a gerência da respectiva área e sim ser seu bastante colaborador.

Habilidades pessoais que o controller deve ter sempre presente em sua atividade como consultor são seis especialmente importantes:

a) Disposição e habilidade em ouvir

b) Habilidade em fazer perguntas

c) Completa indentificação com as atitudes e idéias da gerência

d) Habilidade em avaliar as informações de forma crítica

e) Faculdade de ser um bom observador

f) Habilidade em relações humanas

Como a empresa objetiva o lucro o exercício da habilidade de análise de investimento é de suma importância.

Administrar um negócio hoje em dia é uma complexidade significativa, o controller ao aceitar esse desafio tem que reconhecer que é um indivíduo versátil, com extrema habilidade e liderança, sabendo trabalhar e se relacionar com as pessoas. O conceito por trás deste profissional é o de servir sendo um perito na arte de análise e síntese para estar sempre disponível aos executivos sabendo delegar e não se atentar somente aos detalhes de sua área , pensando nos problemas mais importantes que a empresa como um todo  pensa em solucioná-los.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail