×
Siga-nos:

Cartilha de Segurança para a Internet – Fascículo Backup

Por Equipe Classe Contábil
13 de fevereiro de 2021
Comentar

Você já imaginou o que aconteceria se, de uma hora para outra, perdesse alguns ou até mesmo todos os arquivos armazenados nos seus equipamentos?

Você já parou para pensar no valor dos seus arquivos? Qual é a importância deles para você? Não é nada fácil responder essas questões pois, com o passar do tempo, acumulamos tantos vídeos, imagens, músicas, documentos, e-mails e mensagens que já nem nos lembramos de todos eles. Geralmente, só quando o pior acontece e já é tarde demais para recuperar nossos arquivos, é que percebemos o quanto eles são essenciais para nós.

Para evitar perder seus dados é preciso que você mantenha seus equipamentos seguros e adote uma postura preventiva, o que inclui, entre outras coisas, fazer cópias de segurança dos seus arquivos, ou seja, realizar backups.

O backup permite que você:

  • recupere seus arquivos em situações inesperadas, como acidentes e infecção por códigos maliciosos;
  • recupere versões antigas, como a versão original de um arquivo que você alterou ou de uma imagem que você manipulou;
  • arquive aquilo que você deseja ou que precisa guardar, mas que não é necessário no seu dia a dia e que raramente é alterado.

Para fazer backups que garantam a segurança dos seus arquivos e que sejam adequados às suas necessidades, é importante que você conheça as opções existentes e tente responder algumas questões, como:

  • quantas cópias devo fazer?
  • quais arquivos devo copiar?
  • onde os arquivos devem ser copiados?
  • qual opção melhor me atende?

Não existem respostas certas, já que elas dependem dos recursos disponíveis, da quantidade de arquivos e da importância dos dados para cada um.

A seguir apresentamos algumas dicas para tentar ajudá-lo a criar uma solução que melhor se adapte às suas necessidades.

Lembre-se: Não precisa ser nada complicado, o importante é fazer backups.


Leia os conteúdos completos em PDF

Faça já o download dos materiais disponíveis:


Fonte – https://cartilha.cert.br/

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/legalcode

Sobre o autor

Equipe Classe Contábil

Time de gestão de conteúdo do Blog Classe Contábil - Conteúdos segmentados com foco nas áreas Contábil, Direito Empresarial e Afins, composto por profissionais de jornalismo, marketing, criação, desenvolvimento web e consultoria.

Cartilha de Segurança para a Internet – Fascículo Redes

Independente do tipo de tecnologia usada, um equipamento conectado à rede, seja um computador, dispositivo móvel, modem ou roteador, pode ser invadido ou infectado por meio de falhas de configuração, da ação de códigos maliciosos, da exploração de vulnerabilidades nele existentes ou de ataques de força bruta de senhas.

LER MAIS

Proteção de dados de consumidores no Brasil é desafio para empresas

Nos últimos meses, empresas de diversos setores foram questionadas por autoridades e organizações da sociedade civil a respeito da possibilidade de vazamento da base de dados dos consumidores. Só o Procon de São Paulo, desde novembro do ano passado, enviou questionamentos a partir de notícias de vazamentos de informações de clientes a uma concessionária de energia, quatro operadoras de telefonia e um hospital.

LER MAIS

Cartilha de Segurança para a Internet – Fascículo Senhas

Contas e senhas são os mecanismos de autenticação mais utilizados na Internet atualmente. Por meio de contas e senhas os sistemas conseguem saber quem você é, confirmar sua identidade e definir as ações que você pode realizar. A sua conta de usuário em um determinado sistema normalmente é de conhecimento público, já que é por […]

LER MAIS

Agência Brasil explica: como agir após ter dados pessoais vazados

Os recentes vazamentos em massa de dados de consumidores em todo o país acenderam o alerta. De posse do nome completo, do endereço e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), criminosos podem fazer estragos na vida do cidadão comum. Com linhas de crédito e dívidas contraídas indevidamente, pessoas físicas terminam com o nome negativado sem terem feito nada.

LER MAIS