Limpeza Profissional: um mercado promissor no Brasil, principalmente, com a PEC das Domésticas

06/08/2014

Desde a aprovação da PEC das domésticas, há um pouco mais de um ano, o comportamento dos brasileiros têm mudado pouco a pouco e caminha para uma transformação que envolve diversos setores da economia nacional. A limpeza profissional por sua vez identifica ganhos significativos, pois, como a contratação de uma diarista ou de uma empregada se tornou mais complexo, as empresas que oferecem esse serviço ganharam mais destaque no mercado, criando uma demanda enorme que só empresas organizadas como sistemas de franchising conseguirão atender, dado a velocidade de crescimento e necessidade de qualidade de atendimento.

As estatísticas mostram que o número de pessoas empregadas em Serviços domésticos — mensalistas e diaristas — está em queda. No ano passado, o total de domésticas ocupadas encolheu 7,8% em relação a 2012. Com isso, as domésticas tiveram o maior aumento de renda entre as categorias, alta de 6,2%, quando a renda média cresceu 1,8% no ano passado. E como o mercado Imobiliário entregou nos últimos anos, e vai continuar a entregar, milhares de novas unidades residenciais a necessidade destes Serviços cresceram ainda mais.

Estamos passando de um regime familiar para o de contrato, como aconteceu em outros países na década de 60. Aqui no Brasil ainda é comum ter uma diarista de confiança que limpa a casa da mãe na segunda, da filha na terça-feira e da prima na quarta-feira. Com o incentivo do governo federal, muitas delas tiveram acesso ao ensino e deixando de atuar na área de limpeza e passando a trabalhar em escritórios e lojas, o que reduz o número de empregadas disponíveis. É comum ver comentários nas redes sociais de pessoas buscando indicação de diaristas.

Poucas empresas especializadas em limpeza comercial conseguem oferecer Serviços de limpeza residencial com Preço acessível e garantir benefícios qualidade – pois o serviço para ser bem feito precisa sempre ser feito em dupla para proporcionar controle, eficiência e agilidade, ou seja, uma limpeza que demoraria 8 horas é realizada em 2 horas; segurança – as profissionais chegam ao local uniformizadas e ao final há uma supervisão rigorosa, inclusive a empresa cobre qualquer objeto quebrado ou danificado; pontualidade – cumprimento no horário determinado pelo cliente para efetuar a limpeza; praticidade – trazem os produtos e todo o equipamento necessário; custo - a marca oferece o serviço por um Preço atrativo de uma diarista, a partir de R$ 100 reais.

Inclusive, no que se refere ao tempo gasto com limpeza o Brasil está buscando se superar baseado no que os Estados Unidos já conseguem fazer. Lá eles limpam com produtividade de 475 metros quadrados por hora, e aqui só fazemos 550 metros quadrados por dia de limpeza. É uma nova mentalidade de trabalho que reduz custos e aumenta a competitividade do Brasil no mundo.

Para isso, acompanho as movimentações deste mercado, viajo sempre para fora do País, freqüento feiras e tento trazer o que há de mais novo, moderno e prático. Os franqueados da minha rede passam por treinamentos constantes para entender as novidades e utilizá-las da forma correta. Usamos produtos químicos e panos especiais com cores diferentes para cada cômodo, evitando contaminação e garantindo a qualidade no atendimento. É uma atitude que pode parecer óbvia, mas posso garantir que existem empresas que não possuem essa percepção. Isso acontece porque embora todo mundo ache que sabe limpar, a prática exige muito mais detalhamento para chegarmos cada vez mais próximos da perfeição.

Com mais de 22 anos de experiência nesse setor, invisto nesse resultado e já tenho boas respostas que me mostram estar na direção certa. As pessoas não se comportam do mesmo jeito que ontem, que há um minuto e precisam ser atendidas tão rapidamente como sentem a necessidade. Esses comportamentos têm impactado na Economia do País e os empresários precisam estar atentos para não perder grandes oportunidades. A PEC das domésticas aponta para uma nova forma de pensar, de morar, de viver, de querer e de poder.

Fonte: Economídia

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