Empenho X Desempenho

06/01/2016

Certa vez, escutei de um empresário, que ele tinha falado para sua equipe sobre empenho e desempenho. De lá para cá, me surgiu a ideia de escrever esse artigo que ficou guardado por vários meses e hoje compartilho com vocês.

Hoje a preocupação da maioria dos gestores é verificar se os seus colaboradores estão chegando sempre no horário certo, se eles fazem apenas o que foi determinado, ou se simplesmente conseguem cumprir as metas estabelecidas. Porém, eles esquecem que existe uma grande diferença entre EMPENHO e DESEMPENHO.

Quando visualizamos EMPENHO, buscamos saber se a pessoa está dedicada, alinhada e realmente “linkada” na missão, visão e valores da empresa. Essa pessoa, com certeza não está preocupada apenas com suas metas e os seus recebimentos ao final de cada mês. Geralmente, ela tem uma visão a longo prazo e entende que o seu crescimento é relativo ao crescimento da empresa em que trabalha.

Já o DESEMPENHO, esse sim, mede apenas a execução e resultados das pessoas. Porém, existe algo no desempenho que pode ser compartilhado e que não é mencionado apenas em resultados. Por exemplo, dê a opção do seu colaborador trabalhar com a criatividade e executar todas as ações determinadas com a maior liberdade possível. Logo após esse procedimento, faça a medição do seu resultado e comprove se houve uma melhora ou não em seu rendimento.

Pensando dessa forma, proponho você a fazer a seguinte experiência. Ofereça essa liberdade a um colaborar para ele se empenhar em determinada atividade (empenho) e nessa mesma proporção estabeleça metas e resultados (desempenho). Posso lhe garantir que o resultado será extraordinário.

Comentários:

Nenhum comentário ainda.

Nome:

E-mail:

Comentário